Monday, May 22, 2006

IMPRENSA CANALHA 001: NÉSCIO, REVISTA PORTUGUESA DE IDÂIAS

NÉSCIO
REVISTA
PORTUGUESA
DE IDÂIAS
»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»
44 págs
Impressão a laser em papel de 80 g
Capa em cartolina cinza de 160 g
Volante em papel amarelo de 80 g (bd e texto de Marcos Farrajota)
Cd Amálgama Sonora Nacional, com colagem sonora de Filipe Leote (Portugal, de Hermínia Silva aos Ocaso épico)
»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»
Arranjo gráfico de José Feitor
»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»
Colaboradores: Miguel Antunes, Luís Luís, Paulo Carvalho, João Bragança, Adolfo Luxúria Canibal, André Lemos, Bruno Borges, Joanna Latka, Luís Henriques, João Maio Pinto, Bàrbara Rof, Rosa Baptista, Filipe Abranches, Joana Figueiredo, Marcos Farrajota, Filipe Leote e José Feitor
APRESENTAÇÃO
O projecto Néscio nasceu com o propósito de fazer um exercício gráfico de observação e comentário sobre o quotidiano do país. Esta ideia resultou, sem dúvida, do contexto conjuntural que se vive em Portugal desde a década de 90: a estagnação económica, acentuada pela permanência dos quadros mentais do analfabeto-catolicismo e pela sensação angustiante do "isto não vai lá", têm criado um vazio que se projecta e expande pelos mais variados quadrantes da vida portuguesa. Aquilo a que a crescente ordem dos opinadeiros de jornal (outro sintoma de decadência) chama a "crise identitária".
Por outro lado apercebi-me que muitos dos artistas gráficos nascidos na ressaca de Abril e do Prec raramente tratam o país e os seus problemas no seu trabalho, preferindo muitas vezes lidar com a digestão das referências culturais e estéticas das culturas europeia e americana que marcaram a nossa geração.
O resultado prova que vale a pena transformar o quotidiano português numa fonte inesgotável de inspiração, tanto no que diz respeito aos conteúdos como às imagens.
Seguem-se algumas das págs. do Néscio
José Feitor

0 Comments:

Post a Comment

<< Home